Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Secretaria de Cultura promove lançamento do livro “Wolney Teixeira: o Sal da Terra” em Cabo Frio

Foto: Francisco Remedy

No último domingo, dia 13 de novembro, aniversário de 396 anos da cidade de Cabo Frio, a Secretaria de Cultura promoveu, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, às 19h, o lançamento do livro “Wolney Teixeira: o Sal da Terra – Fotografias da Região dos Lagos 1930-1970”. Com organização de Mauro Trindade, curador da mostra, o livro conta com 120 páginas, sendo que 40 são dedicadas a artigos a respeito de Wolney, escritos pelos professores João Henrique Christóvão, Yone Nogueira e Mauro Trindade:
- Neste trabalho, vemos o governo federal, a Prefeitura de Cabo Frio e a iniciativa privada colaborando para a realização deste livro. A Secretaria de Cultura aproximou o crítico de arte, fotógrafo e historiador Mauro Trindade do filho de Wolney, Warley Sobrosa, que resultou na exposição e na realização deste livro – disse o Secretário de Cultura, José Correia.
O lançamento contou com a presença de muitos amigos, fotógrafos e admiradores do artista, além de seus filhos e um dos seus irmãos, Sotero Teixeira, que também é fotógrafo. Cada pessoa que foi ao teatro recebeu um livro.
A exposição “Wolney Teixeira: o Sal da Terra” ficou no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no centro do Rio de Janeiro, por dois meses:
- Graças à exposição realizada no Rio, no ano que vem faremos outra grande exposição. Wolney está dentro da história da arte e da história brasileira, e o livro está circulando no meio acadêmico, em várias faculdades brasileiras e também no exterior, como a faculdade de Buenos Aires e de Princeton, nos Estados Unidos, mostrando que o trabalho de Wolney é muito importante e cuja divulgação está apenas começando. O grande valor deste livro é cristalizar tudo isso e transformar em algo perene, que tem muito a ver com o trabalho dos antigos viajantes e pintores em termos de técnicas e recursos usados. Das inúmeras famílias cabofrienses presentes, muitas foram fotografadas por Wolney em ocasiões como aniversários, casamentos, primeira comunhão, batizados. E graças ao Warley, que durante todo este tempo preservou o trabalho do pai, foi que este trabalho pôde acontecer. Este livro não é apenas um resgate da memória; o trabalho de um historiador busca uma relação do passado com o presente. Não é um trabalho apenas para se admirar, mas sim um trabalho que envolve uma decisão política dentro de cada um de nós, no sentido de pensar o que queremos, de fato, para Cabo Frio – disse Mauro Trindade.
Na ocasião, os professores Yone Nogueira e João Henrique de Oliveira Christóvão também falaram sobre o desenvolvimento econômico de Cabo Frio e sobre fotografia autoral sob a ótica de Wolney. O filho de Wolney, Warley Sobrosa, falou um pouco da história da fotografia do pai:
- Cabo Frio sempre foi uma linda cidade bucólica que fascinava o meu pai. Ele tinha muito prazer em fotografá-la. A partir de 1950, com o desenvolvimento da cidade, ele já vislumbrava o que iria acontecer em relação ao crescimento de Cabo Frio e começou a registrar como nunca a cidade, e também os seus moradores. Hoje, nesta ocasião, eu olho e vejo inúmeros amigos presentes. Obrigado a cada um de vocês pelo imenso carinho para com o meu pai – disse Warley.
 Viviane Rocha
-- 
Coordenadoria Geral de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário