Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mês da Consciência Negra tem vasta programação

Entrega do Título de Propriedade Definitivo aos Quilombolas acontece nesta quinta-feira

O município de Cabo Frio e o Governo do Estado, por meio das respectivasSuperintendências de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Comunidade dos Quilombos de Preto Forro e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE), realizarão eventos pela luta dos remanescentes de Quilombos do Preto Forro.
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra haverá, nesta quinta-feira, dia 17, das 10h às 16h, o Ato Solene de Entrega do Título de Propriedade Definitivo aos Quilombolas desta que é a segunda Comunidade Remanescente de Quilombos no Estado do Rio de Janeiro a receber tal documentação. A solenidade acontece na Comunidade dos Quilombos de Preto Forro, localizado à Estrada da Agrisa, s/n°, no campo de futebol da Agrisa.
Na programação também está agendada a entrega do Prêmio Rosa Negra, a partir das 19h30 do dia 20 de novembro, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.
- Este Prêmio tem como objetivo prestigiar não somente pessoas, mas empresas e organizações que tenham relevante contribuição  para o resgate, a promoção, a resistência, a visibilidade e o fortalecimento do negro na sociedade cabofriense, em seu aspecto cultural e social, através de uma honraria que foi pensada para homenagear  permanentemente a Dona Rosa Geralda: mulher negra, falecida no ano de 2009, que, além de poetisa, foi uma grande militante do movimento de luta pela terra na área rural de nosso município, antes do início do reconhecimento das terras quilombolas – comentou Margareth Ferreira, Superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Cabo Frio.
Dando continuidade às comemorações, no dia 28, às 18h30, será realizado o Colóquio de Políticas Públicas Para a Promoção da Igualdade Racial, no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Outras atividades serão promovidas neste mês por instituições não governamentais do Movimento Negro, escolas, associações de moradores e partidos políticos.

Nestes eventos estão envolvidos órgãos estaduais – Superintendência de Promoção da Igualdade Racial do Estado, ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, além do CEDINE (Conselho Estadual dos Direitos do Negro) –, federais – Fundação Palmares, SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Ministério da Igualdade Racial e INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) – e municipais – CONAQ (Coordenação Nacional de Quilombos), ACQUILERJ (Associação dos Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro), Associação dos remanescentes de Quilombos do Preto Forro, além da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial de Cabo Frio.

 

 

Carolina Rocha




-- 
Coordenadoria Geral de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário