Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Assistência Social atende idosos e deficientes para receber benefício de um salário mínimo mensal

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio continua realizando o atendimento às pessoas idosas com 65 anos,  ou mais,  e aos deficientes de qualquer idade que não possuam meios para se manter – ou mesmo serem mantidos  pela família. Para quem se enquadrar nestes quesitos  será garantido um salário mínimo por mês, através do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que, em todo município, já  atende a 2.155 pessoas, que recebem o pagamento  do INSS, responsável também pela revisão dos pedidos, a cada dois anos.
Segundo a coordenadora de benefício do Departamento de Proteção Básica Social, Lúcia Grace Pessanha, o interessado é encaminhado ao INSS pela secretaria com todos os documentos  que inclui CPF,  certidões  de nascimento ou casamento, identidade e de residência. Deve, também, comprovar que a renda familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo. 
A pessoa com deficiência precisa aguardar a convocação  para a realização da perícia médica,  agendada pelo INSS, que esta semana promoveu uma palestra de atualização para técnicos da Assistência Social que dão orientação aos interessados em conseguir o benefício.
- O programa foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem como objetivo principal promover a elevação da qualidade de vida e dar dignidade a esse grupo de pessoas que não possuem meios de se manter ou serem mantidos pela família – explicou a coordenadora.
O BPC não pode ser acumulado com outro benefício no âmbito da seguridade social - como, por exemplo, o seguro desemprego, a aposentadoria e a pensão - ou de outro regime, exceto com benefícios da assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração conseguida de contrato de aprendizagem.
O interessado em receber o pagamento pode recorrer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Monte Alegre, Manoel Corrêa, Jardim Nautilus, Praia do Siqueira, Jardim Esperança e Tamoios. Pode também procurar orientação no Departamento de Apoio à Pessoa com Deficiência (Dapede), que funciona na avenida Vitor Rocha, nº 100, no Parque Burle; e ainda procurar o Departamento de Proteção Básica Social, instalado no prédio da Assistência Social (rua Florisbela Roza da Penha, 292, no Braga).

Osvaldo Ramos


-- 
Coordenadoria Geral de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário