Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Luta contra a dengue mobiliza Araruama

  Moradores de Araruama, na Região dos Lagos, se reuniram, neste sábado (19) para participar da campanha “10 minutos contra a dengue”. Realizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado e Fiocruz, ela visa motivar a população a realizar, pelo menos uma vez por semana, a limpeza de locais onde o mosquito da dengue possa depositar seus ovos, evitando a proliferação do inseto e da doença.
Ao todo, foram registradas 23 manifestações de conscientização em diversos pontos da cidade. Além da Praça Antônio Raposo, de partiu uma passeata que percorreu as principais ruas do Cento da cidade, também foram realizadas atividades em 14 escolas e outros oito pólos espalhados por todos os distritos. Em todos os pontos, houve distribuição de material informativo sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ao longo desta semana o trabalho continuará sendo realizado em outros 27 colégios de Araruama.
 Números em queda
 Desde que foi lançada a primeira campanha contra a dengue, em maio deste ano, os números de notificações, em Araruama, estão em queda. Segundo Claudio Heleno dos Santos, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, o município, que já teve índice de infestação de 2,4% (estado de alerta), hoje está em 1,1%, bem próximo da condição satisfatória, que é 1%.
- O último levantamento, de 1º de julho a 30 de outubro, mostrou que tivemos 39 casos notificados. Ainda não temos o número de casos confirmados neste período, mas sabemos que parte dessas notificações não foram confirmadas. O bairro Fazendinha continua sendo o que concentra maior número de casos, mas esse número também está em queda. Antes da campanha chegamos a registrar 2% de infestação no bairro. Hoje baixamos para 1,4%, e esperamos reduzir ainda mais este número nos próximos meses – comentou.
Para alcançar a meta de menos de 1% de infestação em todo o município, Claudio lembrou que o Governo Municipal conta a importante ajuda das Associações de Moradores. “Hoje temos as associações da Pontinha, Iguabinha e Areal trabalhando ao nosso lado na fiscalização das residência e conscientização dos moradores. E estamos de portas abertas para outras associações e entidades que queiram se juntar a nós, nesta luta”.
 Reforço na campanha
 Outra boa notícia é que Araruama está buscando uma verba do Ministério da Saúde, no valor de R$ 88.810,58, para reforçar, ainda mais, as ações de combate à dengue. O primeiro passo para garantir o repasse já foi dado: a apresentação de um plano de contingência que já foi encaminhado ao Ministério da Saúde. “Agora, o material será analisado, e se aprovado, teremos um grande reforço na campanha contra a dengue, em nosso município”, comentou Cláudio.

Fonte: site da prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário