Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Taebo e dança caem no gosto dos moradores de Arraial

Atividades promovidas pela Secretaria de Esporte já atraem inúmeros adeptos que buscam bem estar físico e mental

Criado em 1990, nos EUA, pelo professor de Tae kwondo Billy Blanks, o Taebo foi desenvolvido com o objetivo de adaptar os movimentos das artes marciais para as aulas de ginástica, tornando-as mais atraentes a partir da simplificação dos golpes e, assim, aumentar o número de adeptos. Com o tempo, ele sofreu novas adaptações, incorporando também coreografias e passos de dança.
A estratégia deu certo pois a atividade ganhou espaço nos clubes e academias e caiu no gosto popular. Em Arraial do Cabo não foi diferente. Três vezes por semana, 105 alunos (todos mulheres) das mais diferentes faixas etárias participam das animadas aulas do professor Alexandre Cosme, realizadas no Parque Público Hermes Barcellos, na Prainha.



De acordo com Alexandre, que trabalha com artes marciais desde 1997 e é formado em Educação Física desde 2002, o Taebo melhora o condicionamento físico e cardiovascular do aluno, além de promover tonificação muscular, emagrecimento e bem estar psicológico. Exatamente o que acontece com a artesã Cleusa Rocha, de 49 anos.
- Isso aqui é uma terapia. O Alexandre incentiva muito a gente e eu já consigo fazer as aulas sem sentir nenhuma dor muscular depois. E quando saio daqui é como se as minhas energias estivessem renovadas – destacou ela, há três meses nas aulas.
Já a estudante Sarah da Silva, de 11 anos, já nota a melhora na silhueta com a perda de alguns quilos.
- Eu procurei o Taebo porque me falaram que era ótimo para emagrecer e, realmente, já percebo uma melhora nesse sentido pois algumas das minhas roupas já estão começando a ficar folgadas no corpo – comemora a aluna do Instituo Ágape.
Faz sentido o que diz a jovem Sarah pois, segundo o professor Alexandre, a atividade pode proporcionar uma grande queima calórica.
- O Taebo é uma ótima atividade para se perder peso pois, se o aluno tiver uma alimentação regrada, sem muitos excessos, é possível perder cerca de 600 calorias em uma hora de aula – avaliou.


Dança

Outra atividade promovida pela Secretaria de Esporte que traz ótimos benefícios à saúde e vem despertando o interesse de muita gente são as aulas de dança da professora Núbia  Pessanha. Todas as segundas e quartas-feiras, cerca de 50 alunos, divididos em duas turmas, se reúnem em uma sala do Estádio Barcellão para praticar coreografias que se misturam com movimentos de ginástica e  alongamento.
- Eu costumo dizer que isso aqui é uma ginástica dançante. Eu pego vários ritmos musicais, dança de salão e mesclo com alguns movimentos de ginástica localizada. Isso é muito bom porque atende a todas as necessidades dos alunos em termos de condicionamento físico, mas de uma forma prazerosa e relaxante para eles – destaca Núbia, que tem especialização em dança e atua profissionalmente neste segmento há 17 anos.
A aposentada Onilia Marvila está no projeto desde o início das aulas, há quatro meses, e contabiliza os benefícios.
- Hoje eu não consigo mais me imaginar sem fazer as aulas. Quando eu cheguei aqui eu não conseguia nem dobrar a perna na hora do alongamento. Formamos um grupo de amigas que têm prazer em estar juntas para praticar esta atividade. As aulas fazem bem pro nosso corpo e pra mente – declarou a moradora da Rua Tomé de Sousa, no Centro

Serviço :

Taebo :
Aulas às terças, quintas e sextas, em dois horários: de 7:00 às 8:00 e de 8:00 às 9:00

Dança :

Aulas às segundas e quartas, em dois horários: 8:00 às 9:00 e de 15:30 às 16:30
 
As atividades são gratuitas e fazem parte do núcleo municipal do projeto Rio 2016, da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.


Para se inscrever ou obter outras informações, basta procurar a Secretaria de Esporte, que fica localizada no Estádio Municipal Hermegildo Barcellos, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário