Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

1ª Literarte de São Pedro da Aldeia recebe mais de 6.000 visitantes e recebe aplausos da população

1ª Literarte – Feira de Literatura e Arte de São Pedro da Aldeia – recebeu cerca de 6.000 visitantes, entre cidadãos aldeenses e turistas. O evento, que durou quatro dias e teve entrada gratuita, foi mais uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A Literarteseguiu uma agenda intensa, com participação de escolas das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino aldeense. De acordo com o Prefeito Carlindo Filho, o intuito da prefeitura é atrair a população para atividades culturais de forma descontraída e divertida. “Não medimos esforços para beneficiar o cidadão. Queremos proporcionar cultura e lazer de forma democrática e, para tal, escolhemos promover o evento na rua e aberto a todos”, explica o prefeito.
A programação contou com convidados bastante especiais e palestrantes renomados, como o escritor Antônio Torres, que falou sobre “Os desafios de ser um escritor” e ainda sobre os vários prêmios – inclusive internacionais– que recebeu por diversas obras; a escritora e jornalista Ângela Dutra de Menezesque fez uma viagem pelas histórias de “O português que nos pariu”, seu último livro; a escritora Maribell Azevedo, que lançou o livro “Amor no ninho”, um belo romance que deixou gosto de suspense no ar e o escritor e historiador Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, que fez um passeio pela história de São Pedro da Aldeia, em “Os índios na História da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio”.
Diversas atrações culturais e artísticas mantiveram a programação a todo vapor e garantiram a animação. Teve teatro de fantoche com o grupo Trio de Três, contação de história com Sônia Corecha,  grande show de mágica com Mr. Heloy, show de Glorinha e Renato, show de violão e voz com Paulinha Azevedo, exposições de arte, com quadros de artistas locais e trabalhos de materiais recicláveis dos alunos do Horto-Escola-Artesanal. Os estandes de livros também foram uma atração à parte.
A moradora da Praia do Arrastão, Luciana Alsina, trouxe a filha para conhecer a Literarte. A pequena Catarina, de apenas quatro aninhos, ficou encantada com o evento e exibia com orgulho os livros da Turma da Mônica que acabava de ganhar. “Eu adoro ler e ver os desenhos”, dizia Catarina que, segundo a mãe, é uma ótima criadora de histórias. Para Luciana a Feira Literária deve se repetir no próximo ano. “Nunca tinha visto nada igual aqui na cidade. Eu fiquei muito feliz com o investimento. Nós precisamos disso aqui em São Pedro da Aldeia: cultura e arte”, afirma.
Quem também não mediu elogios foi o escritor Antônio Torres. Ele dizia que o evento estava “bombando” e que se sentia muito feliz em poder participar. “Quero voltar outras vezes. A recepção que recebi aqui não poderia ter sido melhor”, contava empolgado enquanto atendia a fila de admiradores que aguardavam por dedicatórias nos livros. A professora do Instituto Silva Serpa, Deborah Cornélio, também participou do evento como mediadora do bate-papo com o escritor, e estava super emocionada. “Antônio Torres vive na Europa concedendo palestras e recebendo prêmios. Quando soube que ele estaria aqui na minha cidade nem acreditei. Fiquei ainda mais lisonjeada ao receber o convite para participar com ele desse agradável bate-papo”, contava a professora com o livro preferido do escritor nos braços: “Os homens dos pés redondos”, obra que recebeu o Prêmio Machado de Assis.
                A turista Iracy da Costa veio passear e ficou surpresa com o que viu. “Fiquei apaixonada pela cidade, que já é belíssima, ainda mais com um evento grandioso como esse, que teve ilustres presenças de escritores de alto nível, como Antônio Torres e Ângela Menezes. A prefeitura daqui está realmente de parabéns!”, elogiava a turista de Jacarepaguá.
Quem apoiou a I Literarte não teve do que se queixar, como afirma o empresário Renato Trindade, da Livraria Sabor e Saber. “A parceria foi um grande sucesso”, dizia enquanto deixava o convite “Esperamos que no próximo ano outros colegas empresários da Região possam fazer parte dessa parceria e ajudar a fomentar cultura e arte em nossa cidade. Nós só temos a ganhar com tudo isso!”, diz. Já a Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Missão de São Pedro, a professora Gilda de Oliveira, acredita que o evento trará muitos frutos positivos para a cidade: “Literarte foi maravilhosa e esperamos que tenha sido apenas a primeira de muitas”.
Para a Secretária de Educação, professora Alanna Frare, o evento foi mais um sonho realizado com louvor. “O sucesso está comprovado na presença maciça da população e nos vários elogios que recebemos de cada um que vinha prestigiar. Essa é a cidade que queremos: com mais cultura e lazer para a população!”, falava a Secretária enquanto já deixava um gostinho de “quero mais” no ar: “Aguardem, pois no ano que vem será ainda melhor!”
Fotos: Anneliese Lobo



Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário