Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vacinação contra meningite nos bairros Jacaré e Gamboa começa nesta quarta-feira

A Prefeitura de Cabo Frio, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), dará início à vacinação contra meningite para os moradores dos bairros Jacaré e Gamboa, entre esta quarta-feira, dia 14 de dezembro, e o próximo sábado, 17, das 9h às 16h. Para facilitar o acesso ao procedimento, a SES-RJ montará um hospital de campanha no Espaço Feliz, que fica na Rua Érica Ramos, nº 25, no Jacaré.

Serão feitos dois tipos de vacinação – um para crianças de 0 a 2 anos e outro para maiores de 2 anos, sem limite de idade. Os moradores deverão levar a carteira de vacinação. Em 2011, dos cinco casos registrados de meningite em Cabo Frio, quatro foram de moradores do Jacaré. Um dos casos era um adolescente que estudava na Escola Estadual Aspino Mendes, na Gamboa.
A decisão de dar início à vacinação nos dois bairros foi tomada depois que a equipe de vigilância da Secretaria de Estado de Saúde esteve na localidade do Jacaré na última segunda-feira, dia 12, e constatou que o número de casos registrados no Jacaré é três vezes maior que o aceitável, segundo critérios do Ministério da Saúde. Para o prefeito Marcos da Rocha Mendes, a ação rápida da Secretaria de Saúde de Cabo Frio em notificar os casos ao estado foi fundamental para o controle da situação:
- A notificação imediata que fizemos dos casos de meningite em Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi determinante para que o estado adotasse as medidas necessárias para realização da vacinação nos bairros Jacaré e Gamboa e aplicação de antibiótico nos familiares das vítimas, baseado na análise da situação de casos – disse o prefeito, ressaltando que o surto está restrito ao Jacaré e lamentando as vítimas em Cabo Frio:
- Quero muito levar minha dor às famílias que perderam entes queridos por causa desta doença que não escolhe classe social, mas que não tomará proporções maiores em nossa cidade – destacou ele.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve na cidade esta terça-feira, dia 13, e, durante uma coletiva realizada no auditório da Prefeitura, explicou a decisão de restringir a vacinação aos dois bairros.
- As equipes da Secretaria de Estado de Saúde realizaram uma ampla avaliação da situação de Cabo Frio em relação aos casos de meningite e constataram que estão restritos às comunidades do Jacaré e da Gamboa e não existe transmissão sustentada da doença na cidade o que não justificaria uma vacinação em massa. Por isso, afirmo com toda a tranqüilidade que não há motivo para ter pânico pois não há indício de epidemia na cidade – disse ele, complementando:
- Também é importante destacar que as 1,6 mil crianças vacinadas em agosto não devem receber novamente a vacina, uma vez que isso aumenta o risco de reação. Estamos dando todo o suporte necessário à Prefeitura e acompanhando cada caso individualmente – afirmou Côrtes.
O secretário explicou também que, como o tempo de imunização após a aplicação da vacina é de até 30 dias, se houver necessidade, será ministrado antibiótico como medida preventiva e de controle de transmissão.  A previsão, de acordo com a Coordenadoria Epidemiológica do Estado, é que as doses cheguem a Cabo Frio na manhã da quarta-feira, dia 14, e a expectativa é de que a vacina seja aplicada em 12 mil moradores.
A Superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio, Dra. Lucy Pires, reforçou que as pessoas vacinadas em agosto não devem tomar a dose novamente:
- Todos aqueles que já tomaram a vacina não precisam nem devem se vacinar nesta Campanha de Bloqueio, pois é grande o risco de reação – afirmou, acrescentando que aproximadamente 30 profissionais vão trabalhar na vacinação de bloqueio.

Casos registrados - Entre os dias 1º de janeiro e 9 de dezembro deste ano foram registrados, em todo o estado, 353 casos de meningite meningocócica, com 74 óbitos.

Doença - A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo, portanto, resistência à doença. As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. É uma doença grave e devemos estar alertas para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar sequelas para o doente.

Sinais e sintomas - Febre alta; dor de cabeça forte; vômitos (nem sempre, inicialmente); rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça); manchas vinhosas na pele; estado de desânimo, moleza. Nos bebês pode-se também observar moleira tensa ou elevada; gemido quando tocado; inquietação com choro agudo; rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo "mole", largado.

Prevenção e vacinas - A vacina contra Meningococo C está atualmente disponível na rede pública para crianças com menos de 1 ano (doses aos 3, 5 e 15 meses), pois faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, do MS. A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B também protege contra a meningite e faz parte do calendário. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.
 Nicia Carvalho
com Ascom SES-RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário