Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Saúde de Cabo Frio imunizou 2.535 pessoas no primeiro dia de campanha contra meningite

 No primeiro dia da Campanha de Vacinação de Bloqueio contra a meningite C, realizada para moradores dos bairros Jacaré e Gamboa, foram imunizadas 2.535 pessoas. A vacinação prossegue nesta quinta-feira, dia 15, e se estende até o sábado, dia 17, de 9h às 16h. Os moradores dos bairros citados devem se dirigir ao hospital de campanha montado no Jacaré portando cartão de cadastro do PSF, cartão de vacinas ou comprovante de residência.
            Nesta quinta-feira a vacinação acontece para pessoas com até 30 anos de idade e na sexta-feira, 16 de dezembro, para moradores acima de 30 anos. No último dia, sábado, 17, serão vacinados os trabalhadores destas localidades que não conseguirem se imunizar nos dias anteriores. Foram colocadas 12 mil doses de vacinas à disposição da comunidade do Jacaré e da Gamboa.
foto Eliethon Dias

            A Secretaria de Saúde de Cabo Frio reforça que todos aqueles que já receberam a dose da vacina em campanhas ou que já foram imunizados pelo calendário de rotina não precisam nem devem se vacinar nesta campanha, sob risco de terem reações graves à vacina.

Informações sobre a doença
Doença - A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa.
Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo, portanto, resistência à doença. As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. É uma doença grave e há necessidade de alerta para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar seqüelas para o doente.
Sinais e sintomas - febre alta; dor de cabeça forte; vômitos (nem sempre, inicialmente); rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça); manchas vinhosas na pele; estado de desânimo, moleza. Nos bebês pode-se também observar moleira tensa ou elevada; gemido quando tocado; inquietação com choro agudo; rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo "mole", largado.
Prevenção e vacinas - A vacina contra Meningococo C está atualmente disponível na rede pública para crianças com menos de 1 ano (doses aos 3, 5 e 15 meses), pois faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, do MS. A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B também protege contra a meningite e faz parte do calendário. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.

Nicia Carvalho

-- 
Coordenadoria Geral de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário