Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vacinação contra meningite: imunização acontece em escalas de faixa etária

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, por meio do Departamento de Saúde Coletiva da cidade e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), iniciou nesta quarta-feira, dia 14, a vacinação de bloqueio na comunidade do Jacaré e da Gamboa. Para atender à população do local foi montado um hospital de campanha no Espaço Feliz, que fica localizado à Rua Érica Ramos, nº 25, no Jacaré.

Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, os moradores dos bairros citados deverão se dirigir ao hospital de campanha portando cartão de cadastro do PSF e cartão de vacinas. A partir de quinta-feira a vacinação será assim dividida: em 15/12, para pessoas com até 30 anos de idade; na sexta-feira, 16/12, pessoas acima de 30 anos e, no sábado, 17/12, para trabalhadores destas localidades que não conseguirem se vacinar nos dias anteriores. Foram colocadas 12 mil doses de vacinas à disposição da comunidade do Jacaré e da Gamboa.
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio informa, ainda, que todos aqueles que já tomaram a vacina contra meningite em agosto não precisam nem devem se vacinar nesta Campanha de Bloqueio.
– As pessoas que já foram vacinadas não devem tomar a dose novamente, pois correm o risco de terem reações graves à vacina - alerta a Superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio, Dra. Lucy Pires.
Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Alexandre Otávio Chieppe, não há evidências de surto ou epidemia de meningite no Rio de Janeiro. Os casos estão ocorrendo de forma isolada no estado do Rio de Janeiro e não há, até o momento, qualquer indicação de vacinação de bloqueio em outras localidades, conforme os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).
– As ações para evitar o aumento de casos estão sendo realizadas oportunamente. Todos os casos estão sendo notificados pelos municípios e estamos acompanhando todas as ações realizadas por eles, orientando-os quando necessário - ressaltou o superintendente.

Doença - A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa.
Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo, portanto, resistência à doença. As crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque geralmente ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. É uma doença grave e há necessidade de alerta para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada logo, pode ser curada sem deixar seqüelas para o doente.
Sinais e sintomas - febre alta; dor de cabeça forte; vômitos (nem sempre, inicialmente); rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça); manchas vinhosas na pele; estado de desânimo, moleza. Nos bebês pode-se também observar moleira tensa ou elevada; gemido quando tocado; inquietação com choro agudo; rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo "mole", largado.
Prevenção e vacinas - A vacina contra Meningococo C está atualmente disponível na rede pública para crianças com menos de 1 ano (doses aos 3, 5 e 15 meses), pois faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, do MS. A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B também protege contra a meningite e faz parte do calendário. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental.

Nicia Carvalho


-- 
Coordenadoria Geral de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário