Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Secretaria de Estado de Saúde divulga nota técnica sobre doença meningocócica no bairro Jacaré

Após a vacinação na localidade, não houve mais registros de casos no município

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro divulgou nota, na última quarta-feira, dia 28, informando um balanço sobre a doença meningocócica no bairro Jacaré, em Cabo Frio. Segundo o relatório, após a vacinação de bloqueio em todos os residentes daquela localidade, ocorrida entre os dias 14 e 17 de dezembro, não houve mais registros da doença no município. A nota informa, ainda, que não há necessidade de medidas adicionais de prevenção para pessoas que pretendem visitar a cidade (e outros municípios da Baixada Litorânea) neste momento.
Segue, abaixo, a nota na íntegra divulgada do site da secretaria estadual de Saúde:www.saude.rj.gov.br: 
“A Doença Meningocócica é endêmica no Brasil e em grande parte do mundo, com a ocorrência de casos esporádicos durante todo o ano, com maior frequência nos meses mais frios (sazonalidade), principalmente nas regiões de clima mais ameno e estações do ano bem definidas. A intervalos de tempo, a doença tende a aparecer em ondas epidêmicas que podem durar alguns anos. Definimos surto como a ocorrência de casos além do esperado para população ou determinado grupo de indivíduos em um período específico de tempo. Os surtos de Doença Meningocócica precisam, entretanto, ser distinguidos de um aumento de casos esporádicos e de casos epidemiologicamente não relacionados. 
Entre os dias 30/11 e 9/12/2011 foram notificados 4 casos no Bairro Jacaré, localizado no município de Cabo Frio. Tais ocorrências configuraram um súbito aumento do risco de adoecer por doença meningocócica na localidade. Após um processo de investigação epidemiológica, foi iniciada, no dia 14 de dezembro, uma vacinação antimeningocócica C de bloqueio em todos os residentes naquele bairro, tendo sido aplicadas 14.000 doses. Desde então, nenhum outro caso de doença meningocócica foi registrado em nenhuma localidade do município. 
Até o presente momento não há indicação de intervenção de bloqueio com vacina antimeningocócica em qualquer outra localidade do município de Cabo Frio ou em qualquer outro município da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Além disto, nenhuma medida adicional, além daquelas universalmente preconizadas para prevenção de doenças de transmissão respiratória, é recomendada para a população do Município de Cabo Frio ou para as pessoas que eventualmente forem se deslocar para aquele município. 
Ressaltamos que a vacina conjugada antimeningocócica C faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível em todos os postos de vacinação do estado, sendo indicada para todas as crianças abaixo dos dois anos de idade”.
 Vanessa Campos
-- 
Coordenadoria Geral de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário