Durante toda a manhã, foram oferecidos serviços de vacinação contra influenza, difteria e tétano (dT) e hepatite B, atendimento médico, aferição de pressão arterial e medição de glicose, além de orientações sobre o combate a dengue, saúde bucal e massoterapia. Diversos alunos participaram de atividades esportivas e de lazer como jogos de ping pong, tótó, xadrez e pula-pula. Encerrando o evento, foi realizada a apresentação da banda de tambores formada pelos alunos da escola.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Elisabete Soares, a integração entre saúde e educação vê, sendo desenvolvida através do programa, contando sempre com a participação de médicos, enfermeiras, massoterapeuta e uma equipe multidisciplinar.
“Foi muito bonito ver neste sábado centenas de crianças se divertindo e os seus responsáveis aproveitando todos os serviços de saúde oferecidos durante o programa. Através do Programa Saúde na Escola proporcionamos uma integração e aproximação maior com os alunos e a comunidade”, disse.
Araruama aderiu formalmente ao Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma política desenvolvida pelo Ministério da Saúde através do Decreto 6286/2007 e que tem como objetivo a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O município está fazendo, dentro da legalidade, a integração entre saúde e educação com todo o respaldo dos governos federal e municipal.
Fotos e texto: Luigi do Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário