Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cerca de 700 alunos participaram da formatura do PROERD em Araruama



A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), realizou nesta quarta-feira, dia 03 de julho, a cerimônia de formatura e entrega dos certificados os alunos da rede municipal que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no Ginásio do Complexo Educacional Darcy Ribeiro, na Praia do Hospício, em Araruama.

Cerca de 700 alunos de seis escolas municipais, com idade entre 9 a 12 anos, participaram da formatura do PROERD. Segundo o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, o objetivo do programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de ficar longe das drogas e da violência.

“Essa parceria com a Polícia Militar é muito importante para orientar as nossas crianças a dizer não às drogas e ainda multiplicar essas informações. É muito gratificante ver a alegria estampada no rosto dos pequenos araruamenses e a satisfação de terem participado do programa desenvolvido no município”, disse.

Durante a solenidade, foram lidas duas redações escritas pelos alunos. Uma delas é a do aluno Carlos Henrique da Escola Municipal Margarida Trindade de Deus (Fazendinha), em que faz considerações sobre a importância do curso, assim como também descreve os malefícios das drogas na sociedade.

“Aprendi muitas coisas com o PROERD. Aprendi que devo dizer não às pessoas que oferecem drogas. Prometo combater as drogas e fazer um mundo melhor. Diga não às drogas e sim a vida”, escreveu o aluno.

Ex-aluna do PROERD e professora da Escola Municipal Orlando Dias Ribeiro, Monique dos Santos, contou que o programa é uma referência no esclarecimento aos alunos.

“O PROERD marcou muito a minha vida. Meu pai se envolveu com drogas e foi assassinado. Lembro que minha turma era muito curiosa e aprendemos muito sobre o combate às drogas. Hoje, eu tenho o orgulho de passar esses ensinamentos para os meus alunos”, destacou.

Encerrando o evento, os alunos receberam os certificados de conclusão do programa, apresentaram a canção do Proerd e fizeram o juramento em manterem-se afastados das drogas e da violência, sendo multiplicadores dos ensinamentos.

De acordo com o comandante da 3ª CIA do 25º Batalhão de Polícia Militar, Fábio Ibrahim Guanabara da Silva, o PROERD é um dos programas preventivos adotados pela Polícia Militar para combater o uso de drogas e diminuir a criminalidade. 

“Através do programa, os policiais vão fardados ao encontro das crianças e ensinam sobre os perigos do uso de drogas, além de importantes dicas de como evitá-las”, contou.

Também participaram da mesa de abertura da solenidade de formatura do PROERD, a primeira dama, Marcia Jeovani; os instrutores, 2º Sargento Gilmar, Cabos Daniele e Davi; a secretária de Educação, Berta Antunes; o secretário de Segurança e Ordem Pública, Alexandre Antunes; o chefe de gabinete, Carlos Augusto Araújo.

As escolas envolvidas no 1º semestre de 2013 são: E.M. Orlando Dias Ribeiro, E.M. Margarida Trindade de Deus, E.M. Antônio Andrade Muller, E.M. João Brito de Souza, E.M. Toninho Senra e a Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcelos.

Por Luigi do Valle
Foto: Marcelo Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário