Parceiros

Quem sou eu

Minha foto
Somos um site de vídeos,fotos, entrevistas, notícias, divulgação de eventos, blogs e muito mais. Nossa site foi criado para atender toda região dos lagos. O site nasceu do crescimento do meu trabalho como colunista social, no jornal A Voz de Araruama desde 2000 e depois no jornal O Cidadão. Sendo assim, veio a ideia de criar este site de WebTV

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cerca de 700 alunos participaram da formatura do PROERD em Araruama



A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), realizou nesta quarta-feira, dia 03 de julho, a cerimônia de formatura e entrega dos certificados os alunos da rede municipal que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no Ginásio do Complexo Educacional Darcy Ribeiro, na Praia do Hospício, em Araruama.

Cerca de 700 alunos de seis escolas municipais, com idade entre 9 a 12 anos, participaram da formatura do PROERD. Segundo o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, o objetivo do programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de ficar longe das drogas e da violência.

“Essa parceria com a Polícia Militar é muito importante para orientar as nossas crianças a dizer não às drogas e ainda multiplicar essas informações. É muito gratificante ver a alegria estampada no rosto dos pequenos araruamenses e a satisfação de terem participado do programa desenvolvido no município”, disse.

Durante a solenidade, foram lidas duas redações escritas pelos alunos. Uma delas é a do aluno Carlos Henrique da Escola Municipal Margarida Trindade de Deus (Fazendinha), em que faz considerações sobre a importância do curso, assim como também descreve os malefícios das drogas na sociedade.

“Aprendi muitas coisas com o PROERD. Aprendi que devo dizer não às pessoas que oferecem drogas. Prometo combater as drogas e fazer um mundo melhor. Diga não às drogas e sim a vida”, escreveu o aluno.

Ex-aluna do PROERD e professora da Escola Municipal Orlando Dias Ribeiro, Monique dos Santos, contou que o programa é uma referência no esclarecimento aos alunos.

“O PROERD marcou muito a minha vida. Meu pai se envolveu com drogas e foi assassinado. Lembro que minha turma era muito curiosa e aprendemos muito sobre o combate às drogas. Hoje, eu tenho o orgulho de passar esses ensinamentos para os meus alunos”, destacou.

Encerrando o evento, os alunos receberam os certificados de conclusão do programa, apresentaram a canção do Proerd e fizeram o juramento em manterem-se afastados das drogas e da violência, sendo multiplicadores dos ensinamentos.

De acordo com o comandante da 3ª CIA do 25º Batalhão de Polícia Militar, Fábio Ibrahim Guanabara da Silva, o PROERD é um dos programas preventivos adotados pela Polícia Militar para combater o uso de drogas e diminuir a criminalidade. 

“Através do programa, os policiais vão fardados ao encontro das crianças e ensinam sobre os perigos do uso de drogas, além de importantes dicas de como evitá-las”, contou.

Também participaram da mesa de abertura da solenidade de formatura do PROERD, a primeira dama, Marcia Jeovani; os instrutores, 2º Sargento Gilmar, Cabos Daniele e Davi; a secretária de Educação, Berta Antunes; o secretário de Segurança e Ordem Pública, Alexandre Antunes; o chefe de gabinete, Carlos Augusto Araújo.

As escolas envolvidas no 1º semestre de 2013 são: E.M. Orlando Dias Ribeiro, E.M. Margarida Trindade de Deus, E.M. Antônio Andrade Muller, E.M. João Brito de Souza, E.M. Toninho Senra e a Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcelos.

Por Luigi do Valle
Foto: Marcelo Figueiredo

Modelo de Araruama é acompanhada por reportagem do Programa Ana Maria Braga

A modelo araruamense Paula Figueiredo, moradora do distrito de Praia Seca, foi escolhida para ser acompanhada por uma equipe de reportagem do programa Ana Maria Braga, da Rede Globo de Televisão, em seus preparativos para desfilar no Concurso A Mais Bela Gordinha do Brasil. 

Paula está entre as 36 finalistas, que disputam o título nesta sexta-feira, dia 5, na Feira Nordestina de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ela se disse surpresa com o interesse do programa de TV em acompanhar sua performance.

“Para mim isso tudo é uma grande novidade. Comecei há muito pouco tempo a carreira de modelo, tendo vencido o concurso Miss Plus Size. Foi uma surpresa para mim ter sido escolhida para participar do programa Ana Maria Braga”, disse.

Segundo o repórter Felipe Suhre, que está fazendo a cobertura para o programa, Paula chamou a atenção da equipe por sua história de família e pela alegria que sempre demonstra.

“Na infância ela sofreu bullying na escola porque era a menina gordinha, e hoje ela supera essa realidade mostrando que não acredita na beleza que os outros queriam para ela, valorizando sua autoestima e sua beleza natural. E Paula é uma gata, não é mesmo?”, afirmou.

Por Camilo Mota
Fotos: Paulo Porto

Juiz eleitoral confirma que denúncias contra o prefeito eleito de Araruama Miguel Jeovani são improcedentes

Na última quarta-feira, dia 3, saiu a sentença do Juiz Eleitoral Rafael de Oliveira Mônaco, referente ao processo 737-64.2012.6.19.0092, em que a coligação do ex-prefeito André Mônica pedia a cassação do mandato do prefeito eleito de Araruama, Miguel Jeovani (PR), sob a acusação de que teria colaborado com compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições majoritárias de 2012. Assim como ocorrido uma semana antes, em que o prefeito foi inocentado em outros três processos, mais uma vez as acusações foram consideradas improcedentes.
Os advogados de defesa contestaram as denúncias, alegando inexistência de provas idôneas e ausência de elementos que configurassem a participação direta de Miguel Jeovani ou mesmo sua concordância com tais ações.
Após ouvidas as testemunhas, a defesa argumentou que houve fraude processual, já que após as eleições pessoas desconhecidas, e em locais distintos, se apresentaram, conjuntamente, para denunciarem as supostas irregularidades. Também foi salientado que duas testemunhas chegaram a se retratar das declarações prestadas ao Ministério Público, pois teriam sido encaminhadas por pessoas ligadas ao grupo político derrotado naquela eleição. Um dos depoimentos chegou a ser confeccionado num escritório de advocacia ligado ao grupo de oposição, o que retiraria qualquer credibilidade da denúncia.
Na sentença que absolveu das acusações o prefeito eleito Miguel Jeovani, o juiz  eleitoral considera que o conjunto de provas apresentado não foi contundente, deixando dúvidas sobre sua fundamentação. Segundo ele, nenhuma prova foi produzida que atestasse qualquer conduta de Miguel Jeovani e seu vice Anderson Moura, ou que pudesse abalar a normalidade das eleições, não havendo nenhuma comprovação de que tenha havido uso indevido do poder financeiro para obtenção de vantagem direta ou indireta no resultado do pleito eleitoral.
Em relação à captação ilícita de sufrágio (compra de votos), o juiz levou em consideração a retratação formalizada por testemunhas de que teriam recebido dinheiro para incriminar o atual prefeito. Também houve constatação de grandes incongruências no depoimento das demais testemunhas, apresentando distorções que fragilizam sua credibilidade, além de falta de verossimilhança, reunindo várias contradições.

Abaixo, a decisão do juiz eleitoral Rafael de Oliveira Mônaco. 

Prefeito de Araruama recebe representantes do movimento “Manifesto Araruama para todos”

Nesta quarta-feira, dia 3 de julho, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, recebeu em seu gabinete os representantes do movimento "Manifesto Araruama para Todos". Durante quase duas horas de reunião, os representantes apresentaram uma carta aberta - já protocolada no Poder Executivo - com uma lista de reivindicações. Entre as principais demandas apresentadas, estão a regularização do transporte complementar, melhorias na saúde, educação, esporte e segurança.

Os secretários de Transporte, Antonio Saltarelli; secretário de Administração, Wilson Celeiróz; secretária de Educação, Berta Antunes; o Procurador Geral do Município, Paulo Mazzei; e o assessor de Comunição Social, Arlindo Júnior, também participaram da reunião e esclareceram sobre as ações que a atual gestão realizou neste primeiro semestre. 

Segundo o prefeito Miguel Jeovani, o tema transporte público nunca havia sido discutido no município. Antes mesmo dos movimentos democráticos, a Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Transportes, já havia se mobilizado e realizou no dia 15 de maio uma audiência pública com o objetivo de apresentar as propostas para a regularização do transporte coletivo através de ônibus no município, além de esclarecer dúvidas e ouvir as demandas da comunidade sobre o tema.

De acordo com o prefeito Miguel Jeovani, o município de Araruama vive hoje um momento de reestruturação da área administrativa, já que há mais de 8 anos ficou sem receber transferências voluntárias e recursos para investimentos em diversos setores, como turismo, esporte e cultura.

O prefeito Miguel Jeovani firmou compromisso de responder a cada uma das reivindicações expostas na carta aberta à população araruamense. Os representantes prometeram criar uma comissão para elaborar um projeto para a regularização e melhorias no transporte complementar.

Por Luigi do Valle
Fotos: Marcelo Figueiredo

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Escola Municipal Agostinho Franceschi recebe Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou no último sábado, dia 29, o Programa Saúde na Escola, atendendo alunos e moradores do bairro Aurora, na Escola Municipal Agostinho Franceschi.

Durante toda a manhã, foram oferecidos serviços de vacinação contra influenza, difteria e tétano (dT) e hepatite B, atendimento médico, aferição de pressão arterial e medição de glicose, além de orientações sobre o combate a dengue, saúde bucal e massoterapia. Diversos alunos participaram de atividades esportivas e de lazer como jogos de ping pong, tótó, xadrez e pula-pula. Encerrando o evento, foi realizada a apresentação da banda de tambores formada pelos alunos da escola.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Elisabete Soares, a integração entre saúde e educação vê, sendo desenvolvida através do programa, contando sempre com a participação de médicos, enfermeiras, massoterapeuta e uma equipe multidisciplinar.

“Foi muito bonito ver neste sábado centenas de crianças se divertindo e os seus responsáveis aproveitando todos os serviços de saúde oferecidos durante o programa. Através do Programa Saúde na Escola proporcionamos uma integração e aproximação maior com os alunos e a comunidade”, disse. 

Araruama aderiu formalmente ao Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma política desenvolvida pelo Ministério da Saúde através do Decreto 6286/2007 e que tem como objetivo a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O município está fazendo, dentro da legalidade, a integração entre saúde e educação com todo o respaldo dos governos federal e municipal.

Fotos e texto: Luigi do Valle